Foto: Cobertura Colaborativa - II CONAES - etapa SP
Contribua com a construção de um registro e memória da II CONAES, com diversidade e protagonismo coletivo!!!
Na tentativa de se apropriar das ferramentas de comunicação, a IIConferência Nacional de Economia Solidária - CONAES abrirá espaço paraquem deseja realizar sua cobertura colaborativa, com o intuito deagregar novos comunicadores e difundir a prática solidária e participativa de produção de conhecimento.
O Fórum Paulista de Economia Solidária vem realizando um dialogo com o Fórum de Pontos de Cultura, buscando instituir um processo de contato e de trocas de experiência e conhecimento. Durante a II CONAES-SP, o Ponto de Cultura Rede IVOZ, Ponto de Cultura Caminhos, Casa do Saci, Instituto Paulo Freire e o Circuito Fora do Eixo realizaram uma primeira reunião de constituição de um GT que possa se organizar nos dois Fóruns. Como primeiro resultado ocorreu a Cobertura Colaborativa da II CONAES - etapa SP.
A partir dessa experiência o GT Economia da Cultura do FPES (em processo de construção) esta em dialogo com o FBES e a organização da II CONAES para organizar uma cobertura colaborativa em Brasília, durante os dias 16 a 18 de junho.
Contribua com a construção de um registro e memória da II CONAES, com diversidade e protagonismo coletivo!!!
Companheiras e companheiros,
Estimular a cultura colaborativa é uma forma de resistir à lógica de mercado - Edgar Piccino
Na tentativa de se apropriar das ferramentas de comunicação, a IIConferência Nacional de Economia Solidária - CONAES abrirá espaço paraquem deseja realizar sua cobertura colaborativa, com o intuito deagregar novos comunicadores e difundir a prática solidária e participativa de produção de conhecimento.
Através do protagonismo dos empreendimentos econômicos solidários, a Economia Solidária visa a construção de uma sociedade gerida e organizada pelos trabalhadores e trabalhadoras, numa perspectivasocialista. A democratização da informação, da cultura e da economia sãofundamentais para a construção desse caminho libertário.
O encontro entre os ativistas e militantes da economia da cultura e daeconomia solidária criou um ambiente que possibilita a utilização e asocialização de um conjunto de ferramentas digitais, por meio de seu usocrítico e criativo, que favorece a participação direta e a memória deforma coletiva e interativa. Queremos exercitar essa prática na IICONAES.
Convidamos a todos e a todas que acreditam na autogestão a colaborarem econstruirem um processo de registro da II CONAES. Para isso, solicitamosaos que tiverem equipamentos (máquinas fotográficas digitais, notebooks,microfones, captadores de audio, HD, filmadoras etc) para levarem aBrasília e participarem da cobertura colaborativa da II CONAES.
Também, criaremos um espaço de exibição de fotos e vídeos (até 10 min) das Conferências Regionais, Temáticas e/ou sobre ECOSOL e iniciativasculturais. Levem seus vídeos!Realizaremos uma reunião de planejamento e orientação de uso dessasferramentas no dia 16 de junho, 8h30 as 10hs, no Estande do FBES, emBrasília, DF.
Para a produção e elaboração dos materiais sobre a II CONAES, disponibilizaremos computadores e compartilharemos equipamentos paradinamizar a produção. A ideia é que os conteúdos sejam postadosrapidamente nos veículos ligados à economia solidária, comunicação ecultura.
Quem não for delegado em Brasília poderá acompanhar essa Cobertura nas seguintes plataformas:
Dentre outras que poderão ser sugeridas na reunião do dia 16 /06.É um grande momento de conhecermos mais pessoas, instituições eempreendimentos, convergindo propostas e reflexões em torno do movimentode economia solidária nacional!
Propomos um formulário de cadastro online para mapear pessoasinteressadas na Cobertura Colaborativa da II CONAES nas diferentes linguagens: audiovisual, foto, texto, entrevistas, etc, que produzirãoconteúdo para internet. Solicitamos o preenchimento do formulário até o dia 15 de junho para organizarmos a equipe que trabalhará junta em Brasília.
Qualquer dúvida, escrevam para o email: coberturacolaborativa@gmail.com
São bem vindos todos, lembrando que não precisa ser proficional na área para participar da cobertura!
As áreas de atuação são:
vídeo: - cinegrafistas, editores de vídeo, interessados em produzir a transmissão online do evento, etc; (câmeras digitais fotográficas também produzem vídeos para internet ! aqui veremos como trabalhar com elas corretamente) ;
foto: - fotógrafos, editores de foto;
audio: - radialistas, produtores de programas radiofônicos, pessoas interessadas em produzir material para internet,realizar entrevistas, trabalhar com edição de áudio, produção de podcasts para web;
texto: - redatores de textos para o blog, usando o material produzidopelas outras frentes de trabalho
Participem! Até a CONAES!
Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário