segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fotos da II Conferência Estadual de ECOSOL - SP


O registro fotográfico durante a II Conferência Estadual de ECOSOL - São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2010, na Estação Cultura, Campinas foi realizada pelo Instituto Voz, Circuito Fora do Eixo e a Risonete, fotógrafa - Casa do Saci.


Já foi postada fotos de Luana Vilutis (Instituto Paulo Freire). Se você também tem FOTOS e quiser mandar para nós, envie: conferenciaecosolsp@gmail.com


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Programação Cultural - II Conferência Estadual de ECOSOL - SP


A II Conferência Estadual de ECOSOL do Estado de São Paulo terá na sua programação diversas atividades da cultura popular.
Apresentações Culturais:

6ª feira (23 de abril)

17:30h - Grupo Ojú Obá

21h - Orquestra de Viola

Sábado (24 de Abril)

12:00h: Grupo de Danca de Rua/ Campinas

17:00h: Jean Rodrigues ( músicas brasileira)

Domingo (25 de Abril)

12:00h - Grupo G &G (MPB)

domingo, 18 de abril de 2010

Veja como chegar na II Conferência Estadual ECOSOL - SP


Visualizar II Conferência Estadual de ECOSOL em um mapa maior

Local: Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/ n° Centro

Programação da II Conferência Estadual de ECOSOL - SP



II Conferência Estadual de Economia Solidária do Estado de São Paulo


23, 24 e 25 de Abril de 2010

Local: Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/ n° - Centro

Maiores informações: http://conaessp.blogspot.com/

Programação:

23 de abril - Sexta – Feira

18h - Mesa de Abertura:


Secretaria Nacional de Economia Solidária - MTE
Dr. Hélio de Oliveira Santos - Prefeito de Campinas
Maristela Braga e Sebastião Arcanjo – Secretária e Ex-Secretário de Trabalho e Renda da Prefeitura Municipal de Campinas
Sandra Kennedy - Prefeita Municipal de Registro
Newton Lima Neto – Ex- Prefeito de São Carlos
Sr.Hernám Maxmillian Villar - Diretor do Departamento de Geração Qualificação Trabalho e Renda – Santo André
Emidio de Souza – Frente Nacional dos Prefeitos – Prefeito de Osasco
Dep. Simão Pedro – Presidente da Frente Parlamentar de ECOSOL
Sandra Praxedes – Rede de Gestores Públicos
Cida Reis - Fórum Paulista de ECOSOL
Diogo Jamra - Comissão Estadual II Conferência Estadual

Comissão Estadual da II Conferência Ecosol do Estado de SP:
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, Cooperativa de Doces e Salgados Amor Perfeito, UNISOL Brasil, Projeto Caminhos / Grife Criolê, MCG Eventos, Instituto Kairós, Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho – UNITRABALHO, Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão – ANTEAG, Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo – NESOL USP.

24 de abril - Sábado

09h – A economia solidária e os movimentos sociais


Movimento de Cultura Livre
Movimento de Moradia/ Bancos Comunitários de SP
Religiões de Matriz Africana e Populações Tradicionais
Representante Campanha da Fraternidade
Representante da Marcha Mundial das Mulheres

10h – Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável
(apresentação dos três Eixos do Documento Base)

Leonardo Pinho - Fórum Paulista de ECOSOL
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)
Rede de Saúde Mental e ECOSOL
Movimento Sem Terra (MST)
Representante Nacional do GT ECOSOL - Pontos de Cultura
12h - Fim do credenciamento dos delegados (após esse horário a Conferência fica restrita aos delegados e delegadas e membros da organização)

12h as 13h30 - Almoço

13h30 as 17hs – GT´s Três Eixos da II CONAES
Propostas trazidas das Conferências Regionais e emendas ao texto-base

25 de abril - Domingo

09h – 12h - Plenária de encaminhamentos das propostas dos eixos

12h as 13h30 - Almoço

14h as 17h – Plenária de eleição de delegados

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Matérias sobre as Conferências Regionais de Economia Solidária no Estado de São Paulo

Conferência Regional Oeste

http://www.embu.sp.gov.br/e-gov/noticia/index.php?ver=2746

http://www.jornalnanet.com.br/Exibir/?Noticia=560

Pré Conferência – Cubatão

http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=2113:prefeitura-discutira-economia-solidaria&catid=10:noticias-da-cidade&Itemid=50

Conferência Regional ABCD

http://www.diadema.sp.gov.br/apache2-default/index.php?option=com_content&view=article&catid=250:releases&id=6162:diadema-participa-da-ii-conferencia-regional-de-economia-solidaria

http://www.reporterdiario.com.br/site/noticia.php?id=179560&secao=2

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=19515

http://asn.interjornal.com.br/noticia.kmf?canal=36&cod=9705171&indice=50


Conferência Regional do Vale do Ribeira

http://diariodeiguape.com/2010/03/25/conferencia-regional-de-economia-solidarias-do-vale-do-ribeira-em-registro/

http://camiloaparecido.blog.terra.com.br/2010/03/24/dia-26-tem-conferencia-regional-de-economia-solidarias-do-vale-do-ribeira-em-registro/

http://diariodeiguape.com/2010/03/31/registro-reune-liderancas-e-discute-a-importancia-da-economia-solidaria/

http://www.registro.sp.gov.br/noticias_ver_.asp?c=6&id=60RXV66nBmlSjlSj8RXVlSjinlUVd0


Conferência Regional Campinas

http://www.cidadespaulistas.com.br/not/not.asp?c=4414

Conferência Regional de São Carlos

http://www.intersomfm.com.br/internews/noticia.php?id=4050

http://www.saocarlosemrede.com.br/noticia.php?id=8530

II Conferência Estadual ECOSOL – SP

http://www.adital.com.br/SITE/noticia.asp?lang=PT&cod=45530

http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/II-Conferencia-Estadual-de-ECOSOL/SP-um-processo-coletivo-de-convocacao-e-organizacao.html

A Conferência Regional de São Carlos mobilizou 12 munícipios



Aconteceu no último final de semana, 10 e 11 de abril, no Centro Público de Economia Solidária Herbert de Souza “Betinho”, a Conferência Regional de Economia Solidária, uma das etapas preparatórias para a II CONAES - II Conferência Nacional de Economia Solidária - que será realizada em Brasília entre 16 e 18 de junho de 2010 tendo como tema; “Direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento”.

Com a organização de representantes de Empreendimentos Econômicos Solidários, Entidades de Fomento e Gestores de Políticas Públicas, a realização da Prefeitura Municipal de São Carlos, da Câmara Municipal de São Carlos, da Gerência Regional do Trabalho em São Carlos (MTE) e do Fórum Municipal de Economia Solidária de São Carlos, contando ainda com o apoio do Sebrae/SP, do Senac/SP e da Rede Social, a Conferência Regional de Economia Solidária envolveu representantes de municípios das regiões de São Carlos, Araraquara, Ribeirão Preto e Franca.

Com a presença de mais de 200 pessoas, sendo 180 inscritos, originários de 12 municípios, o evento foi constituído por 60% de mulheres e 48% de representantes de Empreendimento Solidários, reafirmando as características do próprio movimento de Economia Solidária.

A cerimônia de abertura, contou com as presenças do Sr. Oswaldo Batista Duarte Filho - Prefeito Municipal, do Sr. Émerson Pires Leal - Vice Prefeito, do Sr. Émerson Ferreira Domingues - Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, do Vereador Lineu Navarro - Presidente da Câmara Municipal, do Sr. Antônio Valério Morillas Jr. - Gerente Regional da DRT/São Carlos, do Sr. Luciano Siqueira Mina - Representante do Fórum Paulista de Economia Solidária, do Sr. Newton Lima Neto - Ex- Prefeito Municipal, do Sr. Jesuíno Souza Araujo - Representante do Fórum Municipal de Economia Solidária, da Sr.ª Izaulina de Lourdes Alves Jacomazi -Coordenadora Diocesana da Campanha da Fraternidade e do Sr. Reynaldo Norton Sorbille – Diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária.

Na seqüência foi realizada uma mesa de debates, tendo como questão o lema da II CONAES “Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável” e mediação do Sr. Émerson Ferreira Domingues - Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda. Participaram dessa mesa o Professor Dr. Newton Lima Neto, que discorreu sobre as “Políticas Públicas de Economia Solidária”, a Dra. Carla Arantes de Souza, “Direito e Economia Solidária”, Vanessa Maria Brito de Jesus, “A importância do movimento de economia solidária e dos fóruns de economia solidária” e o Professor Dr. Ioshiaqui Shimbo, que realizou um “Balanço da Economia Solidária desde a I CONAES”.

A plenária final da Conferência deliberou e aprovou a contribuição que será encaminhada para a próxima etapa preparatória da II CONAES, a II Conferência Estadual prevista para 23, 24 e 25 de abril na cidade de Campinas.

Essa contribuição é resultado dos grupos de trabalho (GT’s) constituídos durante o evento, que refletiram a respeito das mudanças no contexto mundial e nacional e como essas mudanças afetaram e afetam a economia solidária; os avanços e limites nas políticas públicas, na sociedade em geral e no movimento da economia solidária; os desafios e oportunidades da economia solidária na construção de uma estratégia de desenvolvimento sustentável; como o Estado e a sociedade podem reconhecer as formas organizativas econômicas solidárias e os direitos sociais dos cidadãos e cidadãs que optam pelo trabalho associado; que políticas públicas são necessárias para avançar neste reconhecimento e dar conta das necessidades e demandas da Economia Solidária; as prioridades e principais estratégias para conquistar este reconhecimento; a integração e articulação das políticas, programas e ações de Economia Solidária entre as esferas federal, estadual e municipal; o controle social das Políticas Públicas de Economia Solidária; o melhor espaço institucional de coordenação das diferentes políticas; política de financiamento público para a Economia Solidária.

No final dos trabalhos a Plenária da Conferência Regional de Economia Solidária elegeu 54 delegados (52% Empreendimentos Econômicos Solidários, 20% Entidades de Fomento e 28% Poder Público) que representarão os segmentos que compõem o Movimento de Economia Solidária da região na II Conferência Estadual.

Enfim, a conferência apresentou um saldo positivo tanto de participação quanto de organização, sendo que o município de São Carlos pode, mais uma vez, promover um momento privilegiado de reflexão, participação e diálogo entre a sociedade e o estado, oferecendo subsídios para a formulação e avaliação da execução de políticas públicas.


MOÇÕES APROVADAS NA CONFERÊNCIA


Também foram aprovadas duas moções contra a criminalização do trabalho associado, apoiando às cooperativas de trabalho contra as ofensivas que cerceiam o direito de trabalhar dignamente de forma coletiva.

As ações do Ministério Público do Trabalho de Araraquara, que por meio dos TAC’s (Termos de Ajuste de Conduta), no exercício das suas atribuições constitucionais, atuando no combate às fraudes às relações de trabalho por meio das pseudo-cooperativas de trabalho tem, de forma equivocada, punido e impedido a sobrevivência de cooperativas de trabalho autênticas. Assim como a Gerência de São Carlos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que, por meio de visitas e ofícios aos clientes de uma cooperativa de entregas, tem desqualificado o trabalho do empreendimento, alegando, sem respaldo legal, que o mesmo fere o PPU (privilégio postal da união) e o Monopólio Postal.


Tais ações estão condenando à extinção cooperativas que têm como principais funções sociais a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento local sustentável. Torna-se necessário o reconhecimento da legitimidade do trabalho cooperado embasado nos princípios da Economia Solidária, identificando as diferenças entre o uso das cooperativas de trabalho para a fraude e a precarização dos trabalhadores e trabalhadoras e as cooperativas que atuam garantindo a participação democrática e igualitária nos processos de tomada de decisão, de forma autogestionária, e a distribuição justa dos resultados.

São Carlos 13 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

Conferência Regional ECOSOL Noroeste encerra as etapas regionais em São Paulo

Rillo destacando a representatividade da Conferência
No dia 11 de abril (domingo) a Conferência Regional de ECOSOL Noroeste, em São José do Rio Preto (SJRP), encerrou as etapas regionais da II Conferência ECOSOL do Estado de São Paulo.

A Conferência Regional mobilizou diversas cidades da região tendo um forte protagonismo de empreendimentos econômicos solidários ligados a agricultura familiar e as cooperativas de reciclagem.

A Conferência Regional de ECOSOL Noroeste além das contribuições aos eixos da II CONAES, também utilizou o processo de mobilização e discussão para lançar a criação do Fórum Regional Noroeste ECOSOL. Fortalecendo o movimento de Economia Solidária no Estado de São Paulo.


A mesa de Abertura da Conferência foi composta por:


Simone Silveira dos Santos - Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego - SJRP
Durvalina Garcia - Vereadora de Araçatuba
Valdir Ferreira - Coordenador Regional de ECOSOL
Lourival Rodrigues dos Santos - Presidente do Departamento Autonômo de Agua e Esgoto de Penápolis
Leonardo Pinho - Fórum Paulista de ECOSOL

Ademir Maschio - Secretário de Meio Ambiente de Santa Fé do Sul
Valderez Vegiato Moya - Coordenador do Gabinete da Prefeitura de Araçatuba
Fabio Vilela - Sociólogo da UNESP
Tuffi Ambart Neto - Diretor Geral UNICERES/FACETS
João Paulo Rillo - Coordenador Regional do PT
Manoel Antunes - Presidente do PDT de SJRP
Fernando Luis dos Santos - Presidente do PT de Araçatuba

domingo, 4 de abril de 2010

Conferência Regional de ECOSOL - São José do Rio Preto e região (Noroeste)

CONFERÊNCIA REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
São José do Rio Preto/SP - 11 de abril de 2010.

PROGRAMAÇÃO



“Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável”.
(O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento).

08:00 horas - Recepção dos coletivos e credenciamento (segmentos)

· Representantes do Poder Público (federal, estadual e municipal): gestores, administradores públicos, poder legislativo e judiciário;
· Organizações da sociedade civil: entidades de fomento e apoio à Economia Solidária, outras organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares;
· Empreendimentos Econômicos Solidários e suas organizações de representação.

09:00 horas – Abertura - Composição da mesa:

Prefeitos, Secretários, Vereadores, Partidos Políticos, Sindicatos e representações, Entidades e representações, Comissão Organizadora Estadual, Comissão Organizadora Regional.

09:30 horas – Café da manhã

10:00 horas - Abertura dos trabalhos com apresentação dos coletivos.
- Apresentação do Regimento Interno da Conferência Regional pela Comissão Organizadora.

10:30 horas – Mesa de trabalho: conferências e debate
“Agricultura Familiar e Merenda Escolar”
Representante FAF

“Economia Solidária como estratégia e política de desenvolvimento: Avanços, Limites e Desafios“
Painelista: Leonardo Pinho – Fórum Paulista de Economia Solidária.

12:00 horas – Almoço

13:30 horas - Grupos Temáticos

- Organização dos grupos: apresentação e discussão sobre os eixos temáticos da Conferência.
- Plenária: relatos dos Grupos por Eixo Temático I, II e III.
- Debate e encaminhamentos ao relatório regional.

15:00 horas – Café da tarde

15:30 horas – Indicação de delegados à Conferência Estadual
- Discussão e indicações nos grupos organizados por segmento: trabalhadores, entidades e gestores.
- Plenária: apresentação das indicações e referendo.
- Encaminhamentos ao relatório regional.

16:30 horas – Proposta de Instalação do Fórum Noroeste Paulista de Economia Solidária

17:00 horas – Encerramento

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Conferência Regional de ECOSOL São Carlos e Região




No município de São Carlos representantes de Empreendimentos Econômicos Solidários, Entidades de Fomento e Gestores de Políticas Públicas constituíram uma comissão para organizar a Conferência Regional de Economia Solidária, que será realizada nos dias 10 e 11 de abril, como uma das etapas preparatórias para II Conferência Estadual prevista para 23, 24 e 25 de abril na cidade de Campinas e para a II Conferência Nacional de Economia Solidária - II CONAES que será realizada em Brasília de 16 a 18 de Junho.
De acordo com as deliberações da Comissão Organizadora da Conferência Estadual, que definiu nove regiões no Estado de São Paulo, a Conferência Regional de Economia Solidária em São Carlos abrange os municípios das regiões de São Carlos, Araraquara, Ribeirão Preto e Franca, sendo que os municípios que compõem esta região estão relacionados no blog: http://economiasolidariasaocarlos.blogspot.com/.
Você, seu Empreendimento ou sua Entidade estão convidados para participar deste importante momento para o desenvolvimento da Economia Solidária na nossa região, no nosso estado e no nosso país. As inscrições poderão ser feitas no local ou, preferencialmente, de forma antecipada no formulário on-line disponível em http://economiasolidariasaocarlos.blogspot.com/.
Serão disponibilizadas 90 (noventa) vagas para pernoite, prioritariamente para representantes de empreendimentos, sendo necessário o envio de nome, CPF, RG, nome do empreendimento e telefone para contato pelo e-mail conferenciaecosolsaocarlos@yahoo.com.br, para confirmação da disponibilidade de vagas. A abertura do evento e as plenária também poderão ser assistidas, ao vivo, no blog da organização
Maiores informações:
Conferência Regional de Economia Solidária em São Carlos http://economiasolidariasaocarlos.blogspot.com/ conferenciaecosolsaocarlos@yahoo.com.br
II Conferência Estadual de Economia Solidária
II Conferência Nacional de Economia Solidária http://www.fbes.org.br/ forum@fbes.org.br
Indicação de hotéis:
Hotel Malibu (100 metros do local)- (16) 3372-1211 / 2107-1300 Caiçara Hotel - (16) 3371-5133 Hotel Atobá (próximo a rodoviária) - (16) 3373-4444 Graúnas Hotel - (16) 3368-3242
COMISSÃO ORGANIZADORA
Centro Público de Economia Solidária "Herbert de Souza"Empreendimentos autogestionários em São CarlosRua José Bonifácio, 885 — Centro — 13560-610 — São Carlos-SPTelefones/FAX: (16) 3371-9219 / 3376-6561 / 3307-6808